Luiz Paulo Bellini Junior

Bacharel em Relações Internacionais, com MBA em Gestão de Negócios e Especialização em Marketing Digital com ênfase em Search e Analytics, certificado pelo Google. Atualmente é diretor executivo da AW Digital. Fundador do site MundoRI.com e organizador do livro "O Mundo das Relações Internacionais: Opinião e Reflexão", publicado em 2009, pela Editora Aduaneiras. Assuntos desta Coluna: Empreendedorismo, Marketing Digital e Tecnologia.

05/07/2013

90 milhões de pessoas conectadas

Caros leitores, é com muito prazer que retomo minha Coluna no MundoRI. Não escrevo com frequência para uma mídia impressa desde os tempos da Gazeta Mercantil. Afinal, com a evolução da Internet, tudo passou a ser cada vez mais online. Assim, espero corresponder às expectativas e deixar este espaço aberto para uma troca de ideias com vocês sobre Empreendedorismo, Marketing Digital e Tecnologia.

Como tema de inauguração, nada melhor, e mais atual, do que falar sobre a consolidação da Internet no Brasil e seu papel como geradora de ideias. Em tempos de manifestações por todo o Brasil por um país melhor, mais justo, é perceptível a capacidade de agregação de pessoas no meio online.

O Brasil é o 5º maior usuário de Internet no mundo, com 88,5 milhões de pessoas – quase 47% da população. Em termos absolutos, está atrás de China, EUA, Índia e Japão. Este dado é uma média nacional, mas é claro que o grau de penetração da internet na população varia de acordo com a região. Na Grande São Paulo é de 60%. Já em Fortaleza cai para 44%. De qualquer maneira, só temos a comemorar.

Outro dado interessante e que confirma o quanto a Internet se consolidou no País, e o quanto ela pode ser utilizada como um catalizador de mudanças, foi o aumento da Classe C na participação total do perfil de acesso à Internet. Em 2003, as classes A e B representavam 67% do total, enquanto a Classe C somente 25%. Atualmente, este cenário está dividido em: Classes A e B com 51% e Classe C com 44%.

Um terceiro dado mostra a evolução da qualidade do sinal da Internet no Brasil. A Banda Larga, que em 2003 chegava a apenas 1,2 milhão de pessoas, encerrou 2012 com pouco mais de 20 milhões de habitantes. Assim, podemos entender que as pessoas estão conseguindo consumir mais informações, mais variadas, com maior velocidade.

A Internet possibilita ao indivíduo a capacidade de se expressar. É uma janela que se abre para o mundo, para a troca de ideias, de valores, de informação. Vimos nas últimas semanas (e continuaremos a ver), principalmente por meio das redes sociais, que a web serviu de espaço para manifestações de indignação, de desconforto.

Isso é algo que o brasileiro faz muito bem: utilizar a rede social. Do total de usuários da Internet no Brasil, 89% faz uso de alguma das principais redes, como Facebook, Twitter, You Tube, entre outras. A maior parte das pessoas que consomem as mídias sociais tem entre 25 e 44 anos e é da região Sudeste, 53% e 55%, respectivamente.

Por último, quando observamos por outra vertente, do lado dos anunciantes, percebemos que estes também entenderam a força da Internet. O investimento publicitário neste meio aumentou 50% em apenas cinco anos, passando de R$ 19 bilhões em 2007 para pouco mais de R$ 30 bilhões em 2012. Este montante equivale a uma fatia de 5% do bolo de investimentos em mídia no Brasil, um percentual de participação que era de apenas 2,5% cinco anos atrás.

A Internet no Brasil completará 18 anos em 2013 e ninguém mais pode ser contra sua evolução no País, pois ela promove o debate, a informação e o conhecimento. As mudanças pelas quais passaremos em breve serão sentidas por todos: indivíduo, sociedade, governo e empresas. É hora de pedir mais. Precisamos ser um país ultra conectado, em alta velocidade.

------

Quais são os temas que você mais gostaria de ler aqui? Envie um email para bellini@awdigital.com.br com sua opinião.

+ Artigos Postados

Agenda+

Agenda // Cursos e Eventos

Curso Inteligência Comercial para o Mercado Internacional

Cidade: São Paulo
Data: 08 de outubro de 2016
Horário: 09h00 às 17h00
Inscreva-se

Mais lidas