O Negócio Internacional

Coluna compartilhada por especialistas em comércio exterior e relações internacionais. Tem como objetivo apresentar e debater temas da atualidade em négocios internacionais.

07/10/2019

Pequenos Municípios e a Internacionalização / Nilo Scandaroli

Quem acompanha o meio das Relações Internacionais se depara com milhares de notícias sobre ações e projetos vinculados com a internacionalização.
 
Muitos desses projetos compilam ideias inovadoras e atividades que prometem (e conseguem) trazer benefícios para o meio onde acontecem. 
 
Exemplificando, podemos citar a quantidade de ações de âmbito empresarial que tangem o contexto internacional que ocorrem em São Paulo. Toda a cadeia envolvida nessa atitude se beneficia da geração dos negócios. O mesmo acontece com grandes municípios tanto no Brasil quanto no mundo, onde geralmente esses centros movimentam toda a região.
 
Porém pouco se fala sobre a internacionalização dos municípios menores. Por uma série de fatores, é aparente que há pouco engajamento dos mesmos em ações próprias de internacionalização, onde na maioria das vezes os interessados que residem nessas cidades acabam por buscá-las de maneira individual em outros locais, tirando do município a oportunidade de realizar um trabalho ativo neste quesito.
 
Em análises aprofundadas, muito se pode descobrir sobre o potencial dos municípios menores. Geralmente eles são palco de empresas que suprem grandes cadeias com produtos e serviços tanto no Brasil quanto internacionalmente. Porém essas empresas representam somente uma pequena parcela do empreendedorismo local, onde a própria cidade as enxerga como uma exceção à regra de pequenos negócios que servem somente ao cotidiano da cidade. Isso causa isolacionismo por parte dessas empresas com maior atividade além das fronteiras municipais, já que as demais não contabilizam o volume de negócios que elas e a cidade em si não as auxilia na geração de novos.
 
Outro aspecto ocorrente principalmente em municípios onde há produção agrícola, é que a distribuição de seus produtos internacionalmente não passa pela cidade em si, ainda que seja de comum conhecimento que aquele produto seja destinado para exportações. Para fins estatísticos, consta que o município não possui atuação nas exportações. Um simples ato que poderia ser mudado através do estímulo às exportações por conta própria por parte daqueles produtores.
 
Então, como desenvolver a internacionalização destes municípios? Primeiramente é uma questão de mentalidade. Tanto por parte dos empresários, quanto do poder público e da sociedade civil em geral. No que tange as empresas, é necessário que entendam o impacto que a inserção internacional trará para seus próprios negócios e para o desenvolvimento do município em si. Isso se mostra uma relação simbiótica, já que quanto mais o município se desenvolver, mais o empresário terá um ambiente propício para geração de negócios locais e internacionais, assim como os seus crescentes negócios aceleram o desenvolvimento da cidade.
 
Outro ponto essencial é a proatividade. As ações de capacitação, aproximação e networking visando o internacional deve ser uma iniciativa local. Nisso se inclui também a valorização de iniciativas locais, portanto festivais e datas comemorativas específicas que de alguma forma possam ter relação com outros países devem ser muito bem exploradas para atingir o resultado em visibilidade. Afinal, internacionalizar um município é também uma forma de marketing, já que se vende uma imagem, uma marca daquele local e suas especificidades.
 
Finalizando, a tríplice composta por Poder Público, Empresariado e Academia devem estar em extrema sincronia, pois assim há formas de que o conhecimento gerado seja unido às mãos que o executam e que também haja direcionamento correto por parte dos “policy makers” os quais geralmente mantém distância das duas outras partes deste tripé e podem tomar decisões que acabam por não ser totalmente benéficas para os interesses estratégicos da internacionalização do município.
 
Pela amplitude e complexidade do assunto, muito ainda se deve discutir sobre o tema. Portanto, se em sua cidade há iniciativas interessantes no quesito internacional, compartilhe conosco!
 
Nilo Scandaroli é Profissional das Relações Internacionais com ênfase em Internacionalização de Entidades e Organizações; Fundador do Canal no YouTube "Conversa com Internacionalista" e Sócio-Diretor da Joint Company. Linkedin: linkedin.com/in/niloscandaroli/ - E-mail: [email protected]

As opiniões expressas pelo autor não refletem, necessariamente, a posição do Portal MundoRI.com.
 

 

+ Artigos Postados

Agenda+

Agenda // Cursos e Eventos

HUB SPTW: NEGÓCIOS COM A AMÉRICA LATINA

Realização: São Paulo Tech Week 
Cidade: São Paulo
Data: 25/11/2019
Horário: 13h45-14h45
Local: SPACES Berrini - Rua Irmã Gabriela, 51, Cidade Monções - São Paulo, SP

INSCREVA-SE
Vagas Limitadas - Evento Gratuito

Seminário Logística e Contratos Internacionais em Tempos de Transformação Digital

Realização: VGP Advogados
Cidade: São Paulo
Data: 27/11/2019
Horário: 14h00 ás 18h00
Local: Biblioteca Alceu Amoroso Lima - Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros - São Paulo, SP

INSCREVA-SE
Vagas Limitadas - Evento Gratuito

Mais lidas